Nanotecnologia na Saúde

Nanotecnologia na Saúde

A nanotecnologia vem revolucionando o mundo da ciência e tecnologia, trazendo grandes expectativas para o desenvolvimento de indústrias e países. O ponto inicial da nanotecnologia foi a palestra proferida pelo Prof. Richard Feynman, em 1959, onde ele propôs a manipulação de átomos. Segundo o Prof. Feynman, o homem não precisava meramente aceitar os materiais da forma que a natureza provê, desde que as leis da natureza não fossem afetadas. No decorrer de sua existência o homem, provou e continua provando até os dias de hoje que a mudança é essencial para a sobrevivência. Mudar está ligado ao processo de inovação.

O progresso da humanidade é marcado pela capacidade de manipular, transformar e dar função aos materiais. A compreensão, controle e utilização da matéria na escala atômica e molecular, ou seja, em dimensões entre 1 e 100 nanômetros (nm), é chamada de nanotecnologia. Devido a essa relação com a matéria na sua forma mais fundamental, a nanotecnologia é capaz de oferecer soluções disruptivas aos problemas da sociedade, e não apenas melhorias incrementais a tecnologias existentes. A nanotecnologia se relaciona com múltiplas áreas do conhecimento, como física, química, biologia, medicina, engenharia e humanidades no que se refere a seus aspectos regulatórios e de impactos éticos, sociais e econômicos. Essas características são consideradas essenciais para a promoção da inovação e geração de novos produtos. Novas tecnologias para diagnóstico, métodos de prevenção e tratamentos como vacinas e medicamentos são algumas das aplicações da nanotecnologia para a melhoria da saúde. Quando combinadas com a ciência intensiva de dados (por exemplo, para predição de desempenho de um novo nanomaterial), as ferramentas da nanotecnologia são significativamente potencializadas, permitindo acelerar o desenvolvimento tecnológico, reduzir custos e tempo de produção e impactos econômicos e ambientais.

Por fim, a nanotecnologia, um dos maiores e mais promissores ramos da ciência, está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Atualmente, suas aplicações encontram-se em diversos setores, com maior destaque para as áreas de nanobiotecnologia e nanomateriais. O caráter interdisciplinar e multidisciplinar garante que a nanotecnologia seja uma tecnologia plenamente inovadora, trazendo valiosas contribuições para todas as áreas do conhecimento humano e inúmeros benefícios no dia a dia dos pacientes.  

Prof. Dr. Paulo Sérgio Bossini

Doutorado em Fisioterapia - UFSCar

Mestrado em Bioengenharia – USP

Pesquisador ( PD&I Aplicada a Saúde)

Biofotônica e Biomateriais.

Leia Também